Projetos

Projeto de Plano de Desenvolvimento Turístico de  Cachoeira Paulista

No dia 29/03/2016 foi aprovado por unanimidade pela Camara Municipal de nossa cidade, o Plano Diretor de Turismo. Elaborado pelo OOMTUR (Conselho Municipal de Turismo) o Plano Diretor de Turismo  é o instrumento de planejamento para orientação do desenvolvimento sustentável do turismo, já que Cachoeira Paulista já recebe mais de 1.000.000 de turistas ao ano.

Com a aprovação, foi executada mais uma etapa exigida para que Cachoeira Paulista seja inscrita, no próximo mês, no Projeto de Municípios de Interesse Turístico do Governo Estadual. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Economico, o Comtur trabalha para que a inclusão do município nesta categoria traga benefícios para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade.

Faça o download do arquivo do Plano Direto do Turismo aqui.

Projeto ¨Município de Interesse Turístico¨

No dia 06 de Abril de 2016, o COMTUR entregou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico , documentos necessários  para que a cidade de Cachoeira Paulista possa concorrer ao título de Município de Interesse Turístico.Para alcançar este título, foram necessários muitos esforços e trabalhos realizados!

Aguardemos o resultado

 

Projeto Táxis

Para 2016 está sendo preparado um curso especifico para Taxistas. O objetivo é capacitá-los para que possam atender ao turista de maneira cortês e padronizada. Além disto, os taxistas receberão informações apropriadas para que possam informar aos seus clientes as curiosidades de nossa terra.

Projeto de Desenvolvimento do Turismo Religioso

À partir de maio de 2016, o COMTUR em parceria com o Sebrae, realizará cursos de capacitação para os Empresários do segmento de Meios de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar. Podem participar todas as empresas destes segmentos que estejam formalizadas.

Serão abordados os temas:

Finanças / Atendimento / Marketing / Motivação de Equipes / Atrativos Turísticos.

Serão realizadas consultorias individualizadas para que as Empresas possam atingir altos níveis de competitividade. Alem dos cursos, o Sebrae realizará a missão Equipotel com o objetivo de visitar a feira com olhar técnico.

Projeto Lixeiras

O Comtur firmou parceria com empresa especializada para colocação de lixeiras nas áreas de maior movimentação de turistas. O objetivo é que a cidade possa se manter limpa e aprazível aos olhos dos munícipes e turistas. É importante que toda a população colabore com a limpeza de nossa cidade!

Projeto Roteiro da Fé

Sebrae e prefeituras se unem para promover Circuito Turístico Religioso. Órgãos querem prolongar estadia dos romeiros com atrações culturais e ecoturismo. As iniciativas têm um só objetivo: convencer pelo menos 5% das 8,5 milhões de pessoas que visitam a região anualmente a prolongar suas estadias no interior paulista. Além de divulgar as atrações religiosas, as prefeituras pretendem incentivar o turismo cultural e o ecoturismo.

“Precisamos alimentar os romeiros culturalmente, oferecendo o acervo natural e cultural tão rico e belo do Vale do Paraíba” arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno.

As ações, em estudo há um ano, são coordenadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), em parceria com as prefeituras de Aparecida, de Guaratinguetá e de Cachoeira Paulista. De acordo com o secretário turismo de Guaratinguetá, Nelson Baracho, os municípios querem somar atrações e infra-estrutura para se tornarem referência nacional. “Tudo indica que futuramente vai ser o ponto mais visitado do Brasil em termos de turismo religioso”, disse.

Atualmente, Aparecida, a 167 km de São Paulo, é o principal destino do turismo religioso no Vale do Paraíba. De acordo com estimativas do Sebrae, pelo menos 8 milhões das 8,5 milhões de pessoas que passam anualmente passam pelas três cidades chegam à região por conta do Santuário Nacional de Aparecida.

Mas o anúncio da canonização de Frei Galvão, que nasceu em Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, já traz reflexos na visitação à cidade. De acordo com Baracho, atualmente cinco mil visitam Guaratinguetá a cada fim de semana. Em Cachoeira Paulista, município onde está a sede da Comunidade Canção Nova, a expectativa é que a divulgação do circuito aumente entre 20% e 25% o número de turistas.

Segundo Baracho, o grupo já entrou em contato até mesmo com os responsáveis por organizar a visita de Bento XVI ao Vale do Paraíba para que ele receba um exemplar da cartilha que será lançada neste mês. A data ainda não foi definida.

Confira os principais destaques das cidades do Circuito Turístico Religioso:

Aparecida

Na cidade que se apresenta como a “Capital Mariana da Fé”, os visitantes tem dois pontos principais de visitação. O principal é o Santuário Nacional de Aparecida, templo que guarda a imagem da Virgem Maria encontrada em 1717. Segundo a história registrada pelos católicos, o encontro ocorreu quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves buscavam peixes para o Conde de Assumar.

No Santuário, os turistas podem visitar o mirante da Torre Brasília, que tem 669 metros de altura, fazer compras em uma das 684 lojas do Centro de Apoio aos Romeiros. O “shopping popular” também oferece uma praça de alimentação, quiosques e aquário.

Em uma curva do Rio Paraíba fica outra atração importante para os romeiros. O Porto Itaguaçu é considerado pelos católicos como o ponto do rio onde foi encontrada a imagem. Atualmente, no local há uma capela moderna e também é possível fazer passeios de barco pelos arredores.

Guaratinguetá​

Frei Galvão: número de turistas dobra após anúncio de canonização. (Foto: Isabela Noronha/G1)

A cidade onde nasceu o primeiro santo brasileiro quer atrair visitantes com três atrações principais: a Casa de Frei Galvão, a Catedral de Santo Antônio e a Casa Puríssimo Coração de Maria. Na casa onde o religioso nasceu em 1739 é possível visitar relíquias, receber as famosas pílulas de papel que fizeram a fama do beato e conhecer detalhes da vida do franciscano que será canonizado por Bento XVI no dia 11 de maio, em missa campal em São Paulo.

A Catedral de Santo Antônio é a igreja mais antiga da cidade, mas deve ganhar interesse dos fiéis por ser o local onde Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa. A Casa do Puríssimo Coração de Maria, um semi-internato para crianças carentes, é procurada por causa da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde romeiros retiram água de uma mina natural por considerarem que ela possui poderes milagrosos.

Cachoeira Paulista

A cidade tem uma localização privilegiada: está no meio do eixo Rio-São Paulo, a cerca de 200 km das duas cidades. Sua contribuição para atrair turistas para o Circuito Turístico Religioso é visita à sede da Canção Nova, comunidade ligada à Renovação Carismática Católica. Com uma área de 400 mil metros quadrados, o centro religioso foi fundado em 1978 pelo Padre Jonas Abib.

No local, os carismáticos recebem visitantes para missas, confissões, palestras e shows. A meta principal da comunidade é “evangelizar pelos meios de comunicação”. Na sede, o visitante pode acompanhar gravações dos programas de TV e rádio.

A Canção Nova mantém também um site e uma revista. Um dos destaques da infra-estrutura do local é o “Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes”, que pode receber até 70 mil pessoas.